Como surgiu?

O blog é o resultado de pesquisa desenvolvida na disciplina de Criminologia, do curso de Direito da UFSM, ministrada pelo Prof. Dr. Salo de Carvalho. A proposta de investigação era a de observação de uma questão criminológica que envolvesse a cidade de Santa Maria-RS. Após a escolha do problema de pesquisa, o grupo criou o blog "Insiders" como um canal de diálogo com os corpos discente e docente da Faculdade.


Acadêmicas: Alice Lucena, Ana Luiza Espindola, Camila Carilo, Érica Dutra, Fernanda Lenz e Mariana Salla.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

RESULTADOS DA PESQUISA - As diferenças entre o comportamento imaginado e o que realmente ocorre


Durante as entrevistas, foi questionado às profissionais se elas já sofreram alguma violência no âmbito do trabalho e qual foi sua reação a tal situação. Àquelas que nunca sofreram nenhuma violência, questionou-se qual seria sua reação.
Em relação a tais perguntas, constatou-se que as profissionais que ainda não sofreram nenhuma violência são tão somente aqueles que trabalham há pouco tempo no ramo, visto que as veteranas nesta área já foram agredidas. Esses resultados induzem a um lastimável prognóstico de agressões às profissionais do sexo que permanecerem por mais tempo trabalhando nesse campo.
Nesse contexto, aquelas que já foram agredidas afirmaram que não fizeram registro policial ou que já fizeram, mas se arrependeram e não fariam novamente. Por outro lado, as que ainda não sofreram agressões afirmam de forma convicta que fariam registro policial, sim, no caso de serem vítimas de violência.
Evidencia, assim, uma discrepância entre as intenções e as ações efetivas das profissionais do sexo em relação às situações em que são vítimas de violência. Percebe-se que, quando o caso é analisado de forma hipotética, elas possuem sérias intenções de registrar ocorrência de agressões sofridas. Entretanto, quando a hipótese abstrata se concretiza, algo as desencoraja a adotar providências contra tais ofensas. Cabe, pois, analisar que causas desencorajadoras são essas que acarretam um aumento na cifra negra de criminalidade no ambiente de trabalho das profissionais do sexo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário